Correção do prognatismo mandibular com cirurgia ortognática
 

Nos presentes casos, inicialmente, as pacientes usaram aparelho ortodôntico para posicionar os dentes na base óssea da maxila e mandíbula. As cirurgias ocorreram, aproximadamente, um ano depois que os aparelhos foram instalados. A cirurgia ortognática consistiu em um corte ósseo feito por dentro da boca, chamado osteotomia Sagital da mandíbula. Assim, o prognatismo foi corrigido, os dentes agora apresentam mordida perfeita e a projeção exagerada do queixo e a falta de exposição do lábio superior foram corrigidas no mesmo ato operatório.

   
   
Antes
Depois
Antes
 
Depois
Antes
Depois
 


Há casos em que, ao invés da cirurgia mandibular, opta-se pelo avanço da maxila (osso que contém os dentes superiores). Lembramos, mais uma vez, que as incisões são feitas por dentro da boca e não ficam cicatrizes na face.
Quando o problema é mais grave, com maior distância pré-operatória entre os dentes superiores e inferiores, a cirurgia pode envolver a maxila, que é levada para frente através da osteotomia Le Fort I associada à osteotomia Sagital que permite levar a mandíbula para trás.